top of page
  • Foto do escritorAgência Lunar

Um pouco da história

Atualizado: 15 de out. de 2019

Como tudo começou...






Um dos bairros mais antigos de São Paulo tem parte importante na história do país, abrigando grandes referenciais. A origem do Ipiranga está ligada aos deslocamentos entre a capital e o litoral paulista daqueles que vinham do centro da cidade e tinham seu destino para baixada santista onde o caminho se cruzava com a Serra do Mar.Com o passar do tempo, o bairro deixou de ser apenas uma passagem entre o mar e a cidade, o Ipiranga testemunhou e colaborou nas modificações urbanas provocadas pela indústria fazendo com que seus primeiros habitantes, os índios Guaianazes se deslocassem para outras regiões, trazendo novos moradores,consolidando industrias e comércios.

No ano de 1822, aconteceu O Grito da Independência proclamado por D. Pedro I as margens do Ribeirão Ipiranga, a origem do nome que batiza o bairro se dá ao córrego que o corta, que em tupi-guarani é Rio Vermelho, devido às águas barrentas do riacho.

Muitos acontecimentos contribuíram para o desenvolvimento da região como a construção da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, a chegada da Família Jafet e sua indústria têxtil contribuindo posteriormente na construção de escolas e hospitais, o primeiro Bonde Elétrico e a inauguração da Rodovia Anchieta.

Atualmente o bairro do Ipiranga está se modificando novamente, sendo formado pelo conglomerado de 80 vilas possuindo uma extensão de 30 quilômetros quadrados, passando por intenso desenvolvimento, com a construção das estações Alto do Ipiranga e Sacomã do metrô e também com a chegada do Expresso Tiradentes sobre a Avenida do Estado. Fazendo com que as poucas casas do bairro se tornassem objeto de desejo valorizando os imoveis da região atraindo os empreendedores e expandindo os negócios dos prestadores de serviços da região.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page